Afinal, o que é um código de barras?

A cada dia que passa, aumenta o interesse de empresários de todos os cantos e de todos os segmentos em adotar a tecnologia dos códigos de barra para seus produtos. Desde a venda de vestuário e brinquedos até biscoitos artesanais, barras de cereais e lanches rápidos, as empresas começam a procurar empresas que vendem ou elaboram códigos de barra a fim de solucionar algumas perguntas:

UPCdiag

– O que é um código de barras?

– Como funcionam os códigos de barras?

– Quantos códigos de barras minha empresa precisa?

As perguntas mais frequentes são essas, mas é claro que há uma infinidade de outras. Contudo, é preciso começar de algum lugar. Então, vamos começar com as três dúvidas mais comuns.

Ainda existem muitos equívocos relacionados aos famosos códigos de barras. O propósito deste artigo é tornar pelo menos a parte básica do assunto um pouquinho mais clara. A partir daí, talvez todo o resto comece a fazer um pouco de sentido.

Começando com o primeiro passo: o que é um código de barras?

Um código de barras é simplesmente um número único e exclusivo, composto em geral por 12 dígitos que nenhum outro produto no mundo inteiro tem. As linhas pretas de um código de barras nada mais são do que uma fonte especial, integrante do sistema UPC, que apresenta uma correlação exata com os números imediatamente abaixo delas. Para criar uma imagem bem clara do processo em sua cabeça, basta imaginar que o código de barras é o equivalente à carteira de identidade ou ao CPF de uma pessoa, só que dessa vez em um processo pensado para produtos, e não pessoas. Bem, algumas empresas já começaram a usar códigos de barras também para distinguir pessoas, em especial no Reino Unido, mas esta é uma outra história. Uma coisa de cada vez, certo?

barcode_design_ackagingCada código contém uma série de informações armazenadas ou criptografadas em um padrão tanto de cores quanto de números. Aliás, cada intervalo de cor é uma representação de um número, e isso ocorre de forma constante. Para criar um código de barras, basta definir seu estilo de fonte para o padrão UPC, digitar o número de código de barras correspondentes e ver as linhas pretas surgindo como em um passe de mágica. A fonte UPC é amplamente usada porque para os leitores ou digitalizadores de computador, especialmente os mais antigos, é muito mais fácil identificar linhas lisas e pretas, em vez de fontes moderninhas cheias de curvas e enfeites. O padrão UPC também é a razão pela qual é comum encontrar pessoas que confundem a tecnologia dos códigos de barra em si com especificações como UPC ou EAN.

Como é que esse sistema de código de barras funciona?

Empresas de vendas e varejo, em geral, usam códigos de barras combinados a seu sistema de controle de inventário para ajudar a manter em dia as informações de estoque de um produto que pode chegar às prateleiras a qualquer momento, bem como pode deixa-las de uma hora para a outra também. Graças ao sistema de códigos de barras, uma contagem manual de produtos físicos não é mais necessária. A empresa pode simplesmente digitar um número de código de barras no computador corporativo para descobrir quantas unidades foram vendidas e quantas devem ser providenciadas para manter o estoque no nível desejado.

Definir códigos de barras para uso interno em um estabelecimento também é muito fácil. É um sistema que funciona da mesma forma para todas as lojas, independentemente do porte. Isso equivale a dizer que você não vai encontrar diferenças de implantação em uma pet shop de bairro, por exemplo, ou uma grande rede de supermercados.

BarCode_PartsQuando você vender seu produto em um varejista (vale lembrar: pode ser uma grande loja online, uma pequena livraria ou um atacado de produtos), a loja terá que preencher um formulário de informações do produto. Nesse formulário, você insere os dados de sua empresa e de seu produto, bem como seu número de código de barras com a respectiva quantidade de dígitos. Então, a loja insere manualmente esses dados no computador da empresa, em geral relacionado ao controle de estoque. Quando seu código de barras chegar ao caixa para pagamento, ele resgata seu formulário no sistema, atribuindo o crédito pela venda. Seu código de barras é uma ferramenta fundamental para ligar a grande rede de negócios em que você está inserido. Por isso, mesmo que sua empresa seja pequena, vale muito a pena considerar a ideia de adotar a tecnologia o quanto antes.

Quando o código de barras é posicionado em seu produto, por meio de impressão em uma etiqueta ou rótulo adesivo, ou ainda impressão direta na embalagem, seu trabalho pode ser considerado como concluído. A loja para a qual você disponibilizou o produto fará todo o resto, incluindo o controle de vendas.

Com um pouco de sorte, este texto pode ter servido para esclareces algumas das dúvidas que você poderia ter sobre código de barras. Agora talvez seja o momento de começar a buscar empresas que possam oferecer um serviço confiável de adoção da tecnologia para o seu negócio.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*